Socioambiental


Sócio ambiental é algo como "o compromisso permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando, simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo". Pode ser entendida também como um sistema de gestão adotado por empresas públicas e privadas que tem por objetivo providenciar a inclusão social (Responsabilidade Social) e o cuidado ou conservação ambiental (Responsabilidade Ambiental).
Às vezes ao falarmos de desenvolvimento sustentável é como se estivéssemos tratando de um conceito isolado de seu contexto, que em nosso caso, é o capitalismo. O desenvolvimento sustentável vai contra o direcionamento que o próprio capitalismo gerado, de exploração desenfreada dos recursos como se os mesmos fossem todos inesgotáveis em prol de uma satisfação das necessidades atuais e de geração de lucro sem levar em consideração o futuro.
Já para falarmos de sociedade sustentável é necessário ampliar tal conceito, para tal é preciso deslocar o eixo do desenvolvimento para o da sustentabilidade. Isto não é o desenvolvimento sustentável que acarretará numa sociedade sustentável, o oposto à uma sociedade sustentável é aquela que superada as maiores desigualdades socioeconômicas e ambientais, busca um desenvolvimento coerente com seus ideais e práticas, de maneira a alcançar seus próprios objetivos sem diminuir a possibilidade das gerações futuras de alcançarem os seus.
Assim, é necessário quebrarmos certos paradigmas, trabalharmos num modelo novo de sociedade, baseado na cooperação e na responsabilidade socioambiental de cada indivíduo pertencente à mesma, de maneira que possamos gerar naturalmente e verdadeiramente, um desenvolvimento sustentável, pois que em uma sociedade sustentável, o desenvolvimento sustentável é o maior objetivo a ser alcançado e não um obstáculo a ser ultrapassado, eliminado ou minimizado.
Porém em meio a tudo isso, ficamos imaginando como chegar à prática de algo assim? Como experimentar tal modelo em nossas vidas? É aí que entra a importância da educação em geral e especificamente, da educação ambiental que possui as ferramentas necessárias à promoção de uma maior conscientização e posterior prática, com vistas num desenvolvimento planejado e responsável.

0 Response to "Socioambiental"

Postar um comentário