Sociedade Sustentável
Hoje o público consumidor se
preocupa muito mais com a forma como os produtos são produzidos e os perigos
inerentes para o meio ambiente do que num passado próximo. A realidade de hoje,
nem chega perto da que podemos prever (sem qualquer dúvida) que no futuro será
ainda muito mais difícil para uma empresa superar o estigma de ser poluidora ou
de não levar em consideração uma preocupação séria com o meio ambiente. A
empresa que não for sustentável verdadeiramente; tenderá a desaparecer pela
própria “seleção natural” do mercado.
Para que uma empresa
sustentável possa ser realmente chamada de amiga do meio ambiente e preocupada
com a sociedade que a cerca; ela deve fazer muito mais do que simplesmente usar
papel reciclado ou fazer doações e campanhas em prol do meio ambiente.
Essa realidade faz com que a
empresa sustentável busque intensamente por tecnologias e meios de produção que
sejam sustentáveis e possam adequar seus produtos aos parâmetros impostos pelo
conceito de sustentabilidade de forma plena e eficiente. Essas tecnologias vão
desde o desenvolvimento de softwares para uma gestão mais eficiente dos
recursos naturais necessários a produção de produtos fabricados pela empresa ou
sistemas de gerenciamento de frota que evitem o desperdício de combustível e o
excesso de deslocamento dos veículos. Além disso, estudos e desenvolvimento
freqüentes em novos métodos de produção ou materiais podem representar um passo
significativo para levar uma empresa a conseguir aplicar a sustentabilidade na
sua produção.
Além disso, a empresa que é
sustentável deve atuar também de forma pró-ativa na comunidade em que está
inserida e na comunidade que gira em torno de seu próprio pessoal colaborador.
De nada adianta uma empresa se apregoar como sustentável e ter passivos trabalhistas
enormes. A meta “empresa sustentável”, é um conjunto de fatores e de medidas
que se completam de forma a abranger toda a área de atuação da empresa e toda a
sua cadeia produtiva e de vendas.
Com o crescimento da cultura
da sustentabilidade pelo mundo e em nosso país, as empresas começaram suas
caminhadas rumo a sustentabilidade. Algumas por puro oportunismo ou por uma
questão de marketing apenas. No entanto, essas empresas logo perceberão que ser
uma empresa sustentável é algo impossível de se disfarçar por muito tempo e que
logo sua imagem será destruída no mercado; caso a verdade venha à tona. Esse
alerta deve ser levado muito a sério por administradores, gerentes e membros do
corpo diretor da empresas interessadas. Sob pena da empresa cair em tal
descrédito e correr o risco de ter sua imagem destruída além de qualquer
recuperação.
O interesse em tornar-se uma
empresa sustentável é justo e será o responsável pela salvação do que resta de
nosso planeta. As necessidades do mercado, as necessidades da empresa e de toda
a comunidade devem ser igualmente levadas em consideração na hora de
iniciarem-se os estudos para tornar qualquer empresa sustentável. O
planejamento e a execução calçada em detalhados levantamentos e estudos de
viabilidade será a chave para o sucesso ou para o fracasso do processo.
Postar um comentário