Responsabilidade socioambiental
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Conceito
Apesar de ser um termo bastante utilizado, é comum observarmos erros na
conceitução de responsabilidade socioambiental, ou seja, se uma empresa apenas
segue as normas e leis de seu setor no que tange ao meio ambiente e a sociedade
esta ação não pode ser considerada responsabilidade socioambiental, neste caso
ela estaria apenas exercendo seu papel de pessoa jurídica cumprindo as leis que
lhe são impostas.
O movimento em prol da responsabilidade socioambiental ganhou forte
impulso e organização no início da década de 1990, em decorrência dos
resultados da Primeira e Segunda Conferências Mundiais da Indústria sobre
gerenciamento ambiental, ocorridas em 1984 e 1991.
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Parâmetros
Nos anos subsequentes às conferências surgiram movimentos cobrando por
mudanças socias, científicas e tecnológicas. Muitas empresas iniciaram uma nova
postura em relação ao meio ambiente refletidas em importantes decisões e
estratégias práticas, segundo o autor Melo Neto (2001) tal postura
fundamentou-se nos seguintes parâmetros.
- Bom relacionamento com a comunidade;
- Bom relacionamento com os organismos ambientais;
- Estabelecimento de uma política ambiental;
- Eficiente sistema de gestão ambiental;
- Garantia de segurança dos empregados e das comunidades vizinhas;
- Uso de tecnologia limpa,
- Elevados investimentos em proteção ambiental;
- Definição de um compromisso ambiental;
- Associação das ações ambientais com os princípios estabelecidos na carta para o desenvolvimento sustentável;
- A questão ambiental como valor do negócio;
- Atuação ambiental com base na agenda 21 local;
- Contribuição para o desenvolvimento sustentável dos municípios circunvizinhos.
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Adesão
Atualmente, muitas empresas enxergam a responsabilidade socioambiental
como um grande negócio, são duas vertentes que se destacam neste meio:
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Primeiramente, as empresas que investem em
responsabilidade sócio-ambiental com intuito de motivar seus colaboradores e
principalmente ao nicho de mercado que preferem pagar mais por um produto que
não viola o meio ambiente e investe em ações sociais;
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A segunda vertente corresponde a empresas que investem
em responsabilidade sócio-ambiental com o objetivo de ter materiais para
poderem investir em marketing e passar a imagem que a empresa é responsável
sócio-ambientalmente. Esta atitude não é considerada ética por muito autores
que condenam empresas que tentam passar a imagem de serem éticas, porém na
realidade estão preocupadas apenas com sua imagem perante aos consumidores.
Apesar de ser um tema relativamente novo, o número de empresas que estão
aderindo a responsabilidade sócio-ambiental é grande e a tendência é que este
número aumente cada dia mais.
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