Vila Torres


 A Comunidade a ser analisada é a antiga favela Vila Pinto (atual Vila Torres) que se situam as margens do Rio Belém. Ela se destaca além desses critérios, pela sua formação decorrente de um aglomerado de sub habitações, que apesar de algumas intervenções de caráter físico, social e econômico ainda possui marcas de população excluída dentro da estrutura da cidade.
 A favela pinto foi formada na década de 70, caracterizada por uma grande aglomeração de casas de famílias de baixa renda.
No período de 1974 á 1979 no contexto de desfavelamento adotado pelo poder publico, aproximadamente 20% da população favelada do município foram relocadas considerado que a área fazia parte de loteamento aprovado e toda via não implantada.
Localidade
Setor censário
Bairros
Área

(qtde)
(qtde)
(Km²)




Curitiba
283.894
75
432
Regional Matriz
358
18
36
Vila das Torres
6
     *03
3,3
Setor Censitário, Bairros e área por localidade: Curitiba, Regional Matriz e Vila Torres.
*Fonte IPPUC, 2002 -Curitiba em dados -2004.
A taxa de crescimento para o período de 2000 á 2004 da população da Vila Torres 1,61% superior a do município de Curitiba de 1,08% demonstra uma situação contraditória de natureza demográfica.
A comunidade tem 14 km² e é delimitada pelo segundo maior rio em extensão da cidade, o Rio Belém, pertencente a Bacia Hidrográfica do Rio Belém e está localizada nos Bairros Prado Velho e Jardim Botânico, com divisa com o Rebouças.     

URBANIZAÇÃO - VILA TORRES - CURITIBA - PRÓRGÃO RESPONSÁVEL   Ministério das CidadesEXECUTOR: MunicípioUNIDADE FEDERATIVA:  PRMUNICÍPIO(S):     CuritibaINVESTIMENTO PREVISTO       R$12.089.700,00ESTÁGIO:    Ação PreparatóriaDATA DE REFERÊNCIA    31 de Dezembro de 2011


Famílias que viviam na margem do Belém recebem moradia nova no Sítio Cercado
Elas deixam uma situação de risco e passam a morar em casas e sobrados de alvenaria construídas pela CohabPrefeitura de Curitiba entregou casas e sobrados do empreendimento Moradias Sítio Cercado IV para 40 famílias que viviam em situação de risco, na margem do rio Belém, na Vila Torres. As unidades foram construídas pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), com recursos da Prefeitura e do governo federal. O investimento nas obras é de R$ 1,46 milhão.“Com esta obra, estamos mudando a vida de famílias que viviam inseguras em áreas sujeitas a alagamentos. Agora, elas viverão tranquilas em um imóvel próprio, contando com toda a infraestrutura e equipamentos públicos”, disse o presidente da Cohab João Elias de Oliveira, que na ocasião representou o prefeito Luciano Ducci, que viajou a Brasília.A solenidade de entrega contou com a presença do secretário municipal de Relações com a Comunidade, Fernando Guedes; do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Hermínio Basso; da administradora regional do Bairro Novo, Elci Dulce Sfredo, e dos vereadores João do Suco, que é o líder do prefeito na Câmara, Odilon Volkmann, Tico Kuzma e Denílson Pires.As 40 unidades entregues fazem parte de um total de 41 casas e 14 sobrados que integram o projeto do Moradias Sítio Cercado IV, localizado na Regional Bairro Novo, próximo ao Parque do Semeador, local com canchas esportivas e academia ao ar livre. O empreendimento foi criado especialmente para receber famílias que vivem em situação de risco na Vila Torres. Esta foi a última etapa de reassentamento e completou a ocupação das 55 unidades. As unidades do Moradias Sítio Cercado IV tem de um a três quartos e cada família, de acordo com sua composição, recebe uma unidade adequada às suas necessidades. Para elas, será uma mudança de condição, pois passarão a morar em casas e sobrados de alvenaria, em um empreendimento regular do programa habitacional do município, com direito garantido a uma escritura.A implantação do loteamento conta com infraestrutura de redes de água, esgoto, energia elétrica, iluminação pública e ruas pavimentadas. Próximo ao empreendimento existe uma escola municipal e será inaugurado um CMEI (creche). O bairro conta ainda com Unidade de Saúde, Armazém da Família e o Clube da Gente.
Maria Rita Barbosa, 69 anos, está morando no local desde outubro do ano passado. Ela garante que os novos moradores terão uma vida muito melhor da que levavam na beira de rio. “Aqui é uma maravilha. Faço exercícios na academia do parque duas vezes por dia. Minha saúde está ótima. Tenho certeza que todos os novos moradores vão adorar”, afirma.
Vida nova
O coletor de material reciclável Pedro de Souza Leal, 58 anos, não conteve a emoção e derramou lágrimas enquanto recebia as chaves de sua nova casa das mãos do presidente da Cohab. “Esperei 36 anos para ter uma casa digna. Nunca vou esquecer esse dia. É muita felicidade”, disse ele, que vai morar na casa nova com a esposa Aparecida, 55 anos e o filho Brendo, de 12.

Ela conta que a situação da família estava complicada na Vila Torres. “Nossa casa de madeira era muito antiga e estava caindo. Quando chovia alagava tudo, uma desgraça. Agora tudo será diferente, este lugar é lindo. Estamos muito agradecidos”, destaca.

Diva Aparecida Silvério, 49 anos, recebeu um sobrado onde vai morar com o marido e três filhos. “Adoramos aqui. O lugar nos oferece tudo que precisamos. Estamos muito felizes em deixar uma condição ruim que a gente vivia na vila para mudar para cá e começar uma nova vida”, conta.

0 Response to "Vila Torres"

Postar um comentário